WordPress SEO: Use Sidebars e Crie uma Página Matadora!

Com a chegada do Google Panda, o que mais se fala quando o assunto é SEO é o conteúdo. Dezenas de SEOs nacionais e internacionais sempre falando que ter um conteúdo exclusivo é uma das partes mais importantes no SEO. Nos últimos meses estive pensando em como deixar o conteúdo dos meus sites em WordPress mais ricos, eis que tive a ideia de explorar a sidebar.

Por padrão a maioria dos templates do wordpress vem com uma barra lateral ( sidebar), ela pode ser utilizada para adicionar, banners, links, textos, imagens. O detalhe é que por default você não pode adicionar um conteúdo exclusivo na sidebar para páginas, categorias ou até mesmo posts. Para resolver esse nosso problema, achei o plugin: Content Aware Sidebars.

Com o plugin instalado é possível fazer tudo aquilo que eu citei acima. Sendo assim podemos deixar cada página ou post do site muito mais rico.

Imaginem comigo: Um blog que fala sobre carros tem uma categoria de carros da BMW, na sidebar dela pode ter um texto falando da história dos carros da BMW, uma galeria de imagens, vídeos e muito mais, deixando o conteúdo muito mais interessante para os leitores. E claro, facilitando a “linkabilidade“.

Dicas Marotas

Criar uma sidebar para cada, página, categoria e post de um site é algo bem difícil…. separei algumas dicas para você ter ideias de onde começar melhorar o conteúdo do seu site. Veja-as abaixo:

  • Olhe em sua ferramenta de rank tracker quais são as páginas que estão quase “lá” e melhore o conteúdo dessas páginas.
  • Se no seu site tem banners de publicidade, faça direito! Segmente os anúncios por categoria ( se você usa adsense, crie um critério personalizado para cada sidebar).
  • Faça um box com botões das redes sociais e adicione um Call To Action exclusivo para cada sidebar.
  • Adicione um widget de texto com “Curiosidades” sobre o assunto da página.

O Content Aware Sidebars é um plugin sensacional para quem quer trabalhar o conteúdo do seu site. Ele abre o leque de possibilidades.  Com ele você pode deixar sua página mais atraente, fora do “padrão”.

Em breve farei um outro post mostrando como enriquecer ainda mais conteúdo das páginas de categorias de um site em WordPress, criando templates para cada categoria.

Enfim, o que acharam do post? Tem alguma outra dica? Comenta aí!

Fonte da imagem: http://www.fallingupmedia.com/wordpress-development/

Discussion

    • Pedro Mendes

Leave a Reply